Artigos

Artigos - Detalhes

Série II - Episódio 2: Impacto da "Experiência do Colaborador" no Sucesso Empresarial - Uma Perspectiva Prática de Posicionamento em Angola

Atuo no mercado da moda há sensivelmente 13 anos e todo o meu foco sempre foi o colaborador ROSE PALHARES. A cultura da ROSE PALHARES está ligada à minha cultura como africana, e isso define o nosso DNA.

  1. 1- Confraternizações em datas especiais fazem parte da empresa. Cantamos os parabéns para cada colaborador, com direito a palavras de reconhecimento que não têm apenas a ver com o lado profissional, mas com o lado humano, criando um maior laço entre eles, onde por vezes surgem grandes amizades fora do ambiente de trabalho.
  2. 2- Prêmios como funcionário do ano e funcionário revelação são alguns dos reconhecimentos que usamos para destacar a importância de como vemos o vencedor, inspirando melhorias na equipe.
  3. 3- Todos colaboradores da ROSE PALHARES têm a oportunidade de fazer duas formações anuais: uma promovida pela empresa e outra por iniciativa deles, desde que seja para o melhoramento profissional da sua área de atuação. Após avaliações individuais, peço que todos me enviem por escrito sugestões de melhorias ou reclamações de forma anônima, e tem sido muito proveitoso. Em um ambiente em que a maioria são homens e em um país patriarcal como Angola, é importante dar voz a quem não tem.
  4. 4- Para este ano (2025), iremos implementar planos de carreira. Sinto que os nossos colaboradores já entenderam que a carreira começa onde estão para que possam chegar onde desejam. Essa caminhada é de responsabilidade nossa também, não apenas pelo meu tipo de liderança, mas também por ser o segredo do sucesso empresarial.

Diante das particularidades do mercado angolano, entendemos que as condições socioeconômicas locais requerem adaptações nas estratégias organizacionais. Portanto, ao integrar a experiência do colaborador no contexto em que operamos, podemos garantir que as nossas iniciativas sejam realmente eficazes e que todos sintam que fazem parte do desenvolvimento contínuo da empresa e da comunidade.

Em suma, investir na formação de colaboradores é uma prioridade se procuramos melhores resultados. Haverá sempre um saldo positivo se a capacitação for contínua e monitorizada. Para a nossa realidade a questão permanência é muitas vezes colocada em causa, mas acredito que se a cultura, visão, missão e valores forem bem enraizados, garantimos que  90% dos colaboradores permaneçam na família.

Fique atualizado ao assinar nossa Newsletter